BIBLIA LEGAL

Histórias da Bíblia

Qual é a história da bíblia que você mais gosta? Você conhece todos os personagens da bíblia? Qual o personagem bíblico que mais chama a sua atenção? Se você gosta de ler e estudar a bíblia, então esse texto foi escrito para você.

A história bíblica tem sido recontada cristãos e judeus a muitos milênios. Os personagens bíblicos fazem parte de um contexto histórico e cultural bem diferente da maioria dos leitores da bíblia. Com isso é comum algumas pessoas terem dificuldades em compreender o real sentido moral e espiritual que essas histórias carregam.

É importante interpretar corretamente as histórias bíblicas. Para isso você precisa entender o contexto em que essas histórias aconteceram, a particularidades dos personagens bíblicos e qual o propósito dessas histórias na Bíblia.

Veja todas as histórias da bíblia Abaixo

Contexto das histórias bíblicas

A Bíblia é um conjunto de 66 livros de diversos seguimentos. Possui inúmeras histórias fascinantes com ensinos morais e espirituais. As histórias da Bíblia têm servido de inspiração para inúmeras pessoas. Muitos dos personagens bíblicos se tornaram protagonistas em filmes, desenhos e até novelas.

Apesar de serem populares hoje, as histórias bíblicas são de uma época, cultura e região bem diferente da que é conhecida pelo mundo ocidental. Por isso é importante estar atento a algumas questões muito importante ao se ler uma história da Bíblia. Sem observar esses elementos você pode entender e interpretar as mensagens e lições das histórias bíblicas equivocadamente.

Histórias-da-bíblia

Contexto histórico

A Bíblia é vendida como um único livro. Por isso dá a impressão de que as histórias narradas na Bíblia são de um período só. Porém isso não é verdade. A Bíblia é um conjunto de vários livros escritos em um período de quase dois mil anos, e corresponde a mais de quatro mil anos de história.

As histórias bíblicas aconteceram em contextos históricos diferentes. Para entender muitas das questões que são narradas nas histórias dos personagens bíblicos, é preciso identificar em que período da história esses personagens bíblicos viveram. Assim será fácil entender alguns acontecimentos que nos dias atuais parece muito estranho.

Contexto político

O contexto político está ligado ao contexto histórico. Saber qual era a política no período da história bíblica que você está lendo te ajuda entender algumas atitudes e ações dos personagens. Por exemplo quando se sabe na história e política babilônica o rei era visto como um Deus, fica fácil de entender porque Nabucodonosor fez uma estátua de si próprio para ser adorado (Daniel 3).

Personagens Bíblicos

O ponto central das histórias são os Personagens Bíblicos. A bíblia não relata história de coisas, nem de objetos. A bíblia contém livros que falam sobre pessoas, sobre o povo de Deus. Pessoas que em algum momento da vida ou em toda ela tiveram experiências extraordinárias com Deus. Esse personagem tem muitas semelhanças e diferenças em suas origens, classe social, profissão, religião e cultura.

Origem dos personagens bíblicos

O personagem bíblico tem origens diversas. A grande maioria são de hebreus. Porém é possível também encontrar muitos estrangeiros tiveram uma participação na história do povo de Deus, e outras que passaram a fazer parte do povo escolhido de Deus. A participação de não judeus ou israelitas como protagonistas de histórias bíblicas fica mais marcante no novo testamento.

Entre os personagens não Judeus existem alguns de grande destaque.

  • Jetro – Sogro de Moisés que orientou no período em que fugiu do Egito (Êxodo 3.1)
  • Raabe – Prostituta de Jericó que ajudou os espias hebreus a se esconderem e fugirem da cidade (Josué 2)
  • Rute – Nora de Noemi e bisavó de Davi, essa personagem é de extrema importância na Bíblia que tem um livro que leva o seu nome.
  • Ciro – Rei persa que foi visto como enviado de Deus para salvação do povo de Israel (Isaias 44.28)
  • Marcos e Lucas – Escritores de dois dos quatro evangelhos do novo testamento

Os personagens bíblicos também se diferem em sua origem social. Existem personagem que eram da nobreza, ou eram reis, alguns eram de origem simples. Isso mostra que qualquer um pode viver uma vida com experiências com Deus. Veja todos nomes bíblicos.

Propósito das histórias bíblicas

As histórias da bíblia foram escritas em diferentes contextos. Existem diversos personagens bíblicos de origens variadas. Porém independente dessa diversidade as histórias que estão na bíblia foram escritas com um propósito. Foram escritas para mostrar o projeto de Deus para a humanidade. O que une personagens de diversos contextos em um único enredo é a relação com Deus.

A Bíblia é a obra escrita dos feitos de Deus e de sua relação com a humanidade. As histórias bíblicas revelam o que em cada período histórico, cada contexto político Deus realizou, dando indícios do que ele pode ainda realizar. Cada personagem bíblico mostra que independente da origem Deus está aberto a relaciona-se com o ser humano e transformar sua história em algo espetacular.

Siga as Redes