BIBLIA LEGAL

História de Davi

Dica Rápida – Quer Entender e Interpretar a Bíblia de Gênesis a Apocalipse para Pregar e Ensinar com Profundidade? então da uma olhadinha nesse material que Presbítero Wallace preparou. → Saiba Mais

Quem foi Davi? Como Davi se tornou rei de Israel? Por que Davi foi considerado segundo o coração de Deus? Você tem interesse em saber mais sobre grande personagem bíblico, este texto foi escrito para você.

A história de Davi é uma das narrativas mais polêmicas e fascinantes da Bíblia. Davi é com certeza um personagem intrigante. A história de Davi é a ascensão de um filho desprezado, que se torna um grande guerreiro, é coroado rei e chega a ser o principal ancestral do Cristo Prometido.

Nesse texto você irá conhecer a história de Davi:

  • Quem Foi Davi
  • A vida de Davi
  • Davi e Golias
  • Como Davi morreu

Continue lendo e conheça os segredos da vida desse personagem tão marcante.

História-de-Davi

Quem foi Davi

Davi foi um monarca extremamente importante na história dos Israelitas. Sua vida é uma narrativa de fazer inveja a qualquer superprodução de Hollywood. Um menino que se torna um grande guerreiro e um rei memorável. A história de Davi é sem dúvida uma das histórias mais famosas da bíblia.

Davi tinha mais do que uma história espetacular. Mesmo antes de ser coroado Rei Davi se destacava por seus inúmeros talentos.

  • Ele era um Pastor de ovelhas dedicado e habilidoso (1 Samuel 17.34-35).
  • Davi também era um grande músico (1 Samuel 16.23).
  • Davi foi também um grande regente de coral e criou vários instrumentos musicais (1 Crônicas 23.5).
  • Ele foi um grande guerreiro com direito até a cânticos em sua homenagem (1 Samuel 18.7)

Salmos de Davi

A história de Davi não se resume somente em suas proezas como guerreiro e rei. Ele também faz parte do panteão dos autores da Bíblia Sagrada. Grande parte dos salmos (a maioria deles) foram escritos e compostos pelo Rei Davi em diferentes momentos de sua vida. Portanto Davi foi instrumento de Deus para transmissão da mensagem divina que meditamos até os dias de hoje.

Agora que você entende melhor quem era Davi, consegue entender por que sua história dele é tão grandiosa. E mais impressionante do que saber quais as suas habilidades e características é entender como ele usou todo esse potencial a serviço do Senhor. Para isso você deve conhecer a vida de Davi e suas diversas conquistas.

A vida de Davi

A história de Davi começa antes de ele se tornar o famoso Rei-Guerreiro de Israel. Sua história, no cenário nacional do povo de Deus, está ligada ao início da era monárquica de Israel. Davi foi o Segundo Rei da Nação hebraica e o primeiro de uma linhagem que finaliza no nascimento de Jesus Cristo (Mateus 1.1-17)

Primeiro Rei de Israel

Os Reis em Israel surgem de um conflito político, religioso e moral. Antes não haviam reis. O povo de Israel era governado por Juízes. Esses Juízes julgavam o povo, liderava os exércitos em batalha e tomava decisões importantes. Eles eram de diversas origens, inclusive existiu uma Juíza em Israel. Sobre o governo dos Juízes, Israel conquistou território, derrotou inimigos, aprendeu sobre a vontade de Deus.

Samuel foi o último Juiz de Israel. Seus filhos eram seus sucessores, porém eles eram corruptos e fanfarrões (1 Samuel 8.1-4). O povo indignado solicita a Samuel que mude o sistema de governo de Israel. Mesmo relutante Samuel, direcionado por Deus, cede à exigência e coroa o primeiro Rei dos Hebreus, Saul (1 Samuel 10.1)

Saul foi um grande monarca. Organizou povo de Deus militarmente, formado um exército profissional (1 Samuel 14.52).  Teve grandes conquista e era temente a Deus. Porém em algum momento Saul deixou-se seduzir por sua posição e se desviou do propósito do Senhor (1Samuel 15). Com isso Deus escolhe um novo Rei para Israel (1 Samuel 16.1)

Samuel unge Davi

Samuel encontra na casa de Jessé um grupo de jovens fortes e bonitos. Porém Deus o conduz ao filho mais novo e excluído da família. Ele não se sentava a mesa da família principal e vivia como servo de seu pais e irmãos. O jovem é ungido e começa aparecer no cenário nacional de Israel (1 Samuel 16.1-13)

A harpa de Davi

A primeira vez que Davi tem contato com o sistema político de Israel foi como músico. O rei Saul estava sendo atormentado por um espírito maligno. Davi foi convocado para tocar harpa para o Rei. Quando a harpa de Davi era tocada o espírito abandonava o Saul e ele ficava mais calmo (1 Samuel 16.14-23)

O homem segundo o Coração de Deus

Davi começou a se destacar em outros pontos na história. A guerra foi uma de suas características mais fortes. Ele ficou conhecido na história como o jovem que derrotou o gigante Golias. Em um outro episódio, matou sozinho 200 filisteus, só para ter o direito de casar com a filha de Saul (1 Samuel 18.17-30). Foi um mercenário temido (1 Samuel 27.1-12).

Davi foi coroado Rei após a morte de Saul. Ele tornou-se um grande monarca. Entretanto o mais importante na história de Davi é o seu temor ao Senhor. Tudo que ele fazia era confiando em Deus e para ser um bom servo do Senhor. Ele foi usado por Deus para que o projeto de Israel se tornar uma nação forte fosse cumprida. Davi conseguiu unificar as doze tribos e fundar uma capital.

Davi e Golias

Se alguém pode definir o momento mais importante na história de Davi, com certeza é o desafio entre Davi e Golias (1 Samuel 17). Essa parte da história do rei Davi é um divisor de águas em sua vida. A partir desse acontecimento Davi deixou de ser visto como um garoto que era Pastor de Ovelhas e músico do Rei para tornar-se um grande guerreiro respeitado e temidoDavi-e-Golias

O gigante Golias ameaçava e desafiava os soldados de Israel todos os dias a um confronto homem a homem. Você pode perguntar por que os soldados não se juntaram e deram uma surra nesse gigante? Pelo simples fato de ser contra as regras da Guerra. Isso mesmo regras da guerra.

Parece estranho, mas na época de Davi não existia muitos soldados disponíveis. Portanto, a fim de evitar a morte de muitos homens sem necessidade, era feito um acordo entre as nações rivais. Eles escolhiam o melhor guerreiro de cada exército e eles se enfrentavam. Quem o povo que tivesse o soldado vencedor ganhava, simples assim.

A questão era que nenhum soldado de Israel se sentia capacitado a enfrentar o gigante Golias. Davi, entretanto, ao ouvir as afrontas do gigante Golias resolve desafiá-lo. Pede ao Rei Saul autorização para enfrentar o filisteu. Saul mesmo relutante permite o desafio. Davi enfrenta o Golias sem armadura com uma funda (espécie de estilingue) e 5 pedras.

O jovem judeu acerta uma pedra na testa de Golias. Depois com gigante ao chão, finaliza a luta cortando a cabeça do gigante. Depois de um tempo Davi começa a usar a espada de Golias em suas batalhas e ele fica para sempre conhecido como o grande guerreiro que enfrentou e venceu o gigante filisteu.

Como Davi morreu

Davi viveu uma vida cheia de grandes conquistas e aventuras. Tem oito esposas e vários filhos. Mesmo sendo um guerreiro valente Davi não morreu no campo de Batalha. Ele morreu de velhice em seu palácio em Jerusalém. No fim de sua vida seus filhos brigam pelo trono. Davi deixou seu filho Salomão como seu sucessor e deixou uma lista de orientações antes de morrer para seu filho (1 Crônica 29.26-30).

Davi foi um homem cheio de talentos e habilidades, um dedicado Pastor de Ovelhas, um talentoso músico e compositor, grande guerreiro e inigualável Rei. Não é sem motivo que a história de Davi percorreu séculos, milênios e ainda continua fascinando e inspirando muitas gerações de judeus e cristãos. Claro que sua história também teve momentos sombrios, com problemas familiares e golpes políticos, mas isso é uma outra história.

Bíblia Legal

Olá sou Wallace e faço parte da Equipe do Bíblia Legal. Nós temos como foco trazer e compartilhar a palavra de Deus através desse veiculo que só cresce. Espero que goste e que Deus abençoe sua vida.