BIBLIA LEGAL

História de Jonas

Você já ouviu falar de Jonas? Conhece a expressão profeta fujão? Sabe por que Jonas se destaca entre os profetas? Você quer conhecer mais sobre esse profeta? Então este é o lugar certo!

Jonas é um profeta diferenciado. Suas histórias se diferencia da dos outros profetas por alguns detalhes inusitados. Conhecer a história de Jonas é conhecer sobre plano, misericórdia e amor de Deus. Jonas é um profeta que foi chamado para uma obra especial e cumpriu essa missão de uma forma peculiar.

Neste artigo você aprenderá:

  • Quem foi Jonas
  • Vida de Jonas
  • Como morreu Jonas

historia-de-jonas

Quem foi Jonas

Jonas foi um profeta de Israel, da tribo de Zebulom. Ele profetizou durante o reinado de Jeroboão II. Ele recebeu uma ordem de Deus para profetizar a destruição de Nínive, capital do reino dos assírios. Os assírios eram inimigos dos israelitas. Esse povo era conhecido por sua perversidade com os povos dominados.

vida-de-jonas

Vida de Jonas

Jonas se recusa a profetizar para Nínive. Ele sabia que Deus sendo misericordioso ouviria o clamor dos assírios se eles se arrependerem. Então Jonas decide fugir para Társis, que fica na direção oposta de Nínive. Ele pega um barco em direção a Travos e vai dormir. No meio do caminho o barco em que ele estaca é atacado por uma tempestade.




Os tripulantes do barco lançam a sorte para saber o motivo da tempestade e a sorte caiu sobre Jonas. Ele reconhece que é a mão de Deus e pede que arremessam ele ao mar. Imediatamente ao ser arremessado a tempestade se acalma. Jonas é engolido por um Grande Peixe e fica no peixe por três dias e três noites. O peixe o leva até Nínive.

Jonas percebe que não tem como fugir de sua missão então profetiza para Nínive. A população de arrepender e se humilha diante de Deus. Deus em sua misericórdia perdoa e não destrói Nínive. Jonas fica muito irritado com isso e é repreendido por Deus. Deus ensina a Jonas sobre sua misericórdia e amor. Bíblia não dá tantos detalhes do que aconteceu com Jonas após a profecia contra Nínive. Portanto esse é o evento pelo qual Jonas fica conhecido nas Escrituras.

Como morreu Jonas

A bíblia não revela sobre a morte de Jonas. Não quer dizer que por que a Bíblia não fala sobre a morte de Jonas que ele não morreu. A única questão é que não se pode dizer como e nem quando ocorreu a sua morte.

Jonas é um profeta de forte personalidade. Isso é percebido em sua ousadia de contrariar uma ordem de Deus. Ele em sua história mostra sobre fugir da vontade de Deus e sobre o amor e misericórdia do Senhor. História de Jonas até hoje é fonte mensagens inspiradoras.

Bíblia Legal

Olá sou Wallace e faço parte da Equipe do Bíblia Legal. Nós temos como foco trazer e compartilhar a palavra de Deus através desse veiculo que só cresce. Espero que goste e que Deus abençoe sua vida.