BIBLIA LEGAL

História de Noé

Quem foi Noé? Qual sua importância na Bíblia? O que torna a história de Noé uma fonte de inspiração para muitos religiosos até hoje? Se você tem interesse em conhecer melhor esse personagem bíblico, este é o lugar certo!

A vida de noé faz parte de uma parte importante da história da humanidade. Ele não é só um indivíduo escolhido por Deus. Ele foi um homem que recebeu uma grande benção e ao mesmo tempo um desafio árduo. Entender a história de Noé é entender a sua própria história e a história da relação de Deus com os humanos.

história-de-noé

Nesse texto você irá entender:

  • Quem foi Noé
  • Quem foi o pai de Noé
  • A vida de Noé
  • Quantos anos Noé viveu
  • Os filhos de Noé

Quem foi Noé

Noé foi um homem que viveu no período inicial da história da humanidade. Segundo a Bíblia Noé vivia em um período onde os seres humanos se estava se organizavam nos primeiros modelos sociais. Essa sociedade era caracterizada por uma grande violência (Gênesis 6:5). Noé se diferencia dos seus contemporâneos por se manter fiel a princípios e valores diferentes.

Quem foi o pai de Noé

Noé é filho de Lameque. Ele é descendente direto de Sete, terceiro filho de Adão e Eva. Noé é a nona geração dos descendentes de Adão. Em sua genealogia (Gênesis 5) está como seus parentes diretos Enoque, que andou com Deus e foi arrebatado. Noé é neto de Matusalém, o homem que viveu mais anos em toda a bíblia. Em outras palavras Noé é de uma linhagem que se mantinha fiel a vontade de Deus.

Vida de Noé

A história de Noé está localizada nos primórdios da história da humanidade. Em seu período os seres espirituais se relacionavam diretamente com a humanidade (Gênesis 6:4). Também existiam seres que não temos clareza de sua origem ou características, os nefilins.

Nos tempos de Noé

Existia tanta perversidade no meio dos homens que a Bíblia chega a dizer que Deus se arrepende de ter criado o ser humano (Gênesis 6:4). O Senhor decide enviar um dilúvio e com isso matar todos os homens. Apagar todo traço de desvio e perversidade que a humanidade estava praticando.

Noé um homem Justo

Noé chama a atenção de Deus. Ele se destaca por não seguir a tendência perversa e violenta da humanidade. Ele e seus filhos ainda se mantinham fiéis aos princípios herdados por antepassados.  Por isso Noé e sua família foi escolhida para ser salva da ira de Deus sobre a humanidade.

A construção da arca

A história é marcada por uma grande missão. Deus não só escolhe salvar Noé. O Todo Poderoso ainda dá a Noé a missão de construir uma grande arca. Essa arca seria usada para salvar a família de Noé e um representante de cada ser vivo criado por Deus. Ele é orientado a levar um casal de cada animal terrestre e sete de cada ave existente.

O dilúvio

Depois de 120 anos de construção Noé termina o projeto da arca. Colocar na arca todos os animais e mantimentos orientados por Deus. Por fim Deus ordena que ele e sua família entre na arca. Segundo a Bíblia um anjo fecha a arca por fora. Após o fechamento da arca a terra é atingida por um dilúvio que durou 40 dias e 40 noites.

Depois do dilúvio

A caminhada de Noé não acaba com o fim do dilúvio. Ele, sua esposa, seus filhos e noras começam a construir sua vida na terra lavada pelas águas enviadas por Deus. Eles recomeçam o projeto de Deus de uma humanidade justa e temente. Deus dá o arco-íris como sinal de que nunca mais destruiria a terra com um dilúvio. Porém nem tudo sai tão perfeito.

A maldição de Cam

Noé constrói uma vinha e se embriaga. O filho de Noé, Cam, encontra o pai bêbado e nu. Em vez de ajudar o pai, Cam chama seus irmãos para zombar da nudez do pai. Os irmãos pegam um pano e cobrem Noé. Quando Noé acorda e descobre o que aconteceu amaldiçoou Cam pelo desrespeito. Cam recebe uma marca que identificava sua maldição.

Maldição de Cam e o racismo

Essa maldição de Cam já gerou grandes transtornos hermenêuticos ao longo dos tempos. No período do imperialismo a marca da maldição foi interpretada como a cor de pele dos negros. Essa interpretação era usada para justificar o processo de escravidão praticado pelos cristãos europeus.

Muitos pastores, até aqui no Brasil ainda hoje usam dessa interpretação. Alguns chegam a justificar que a pobreza na África é sinal da maldição de Cam. Porém essa interpretação não tem nem respaldo Bíblico e nem histórico. Porém essa é uma discussão para outro momento. Ok?

Quantos anos viveu Noé

Você deve entender que no período em que a história de Noé acontece os seres humanos não como se vive hoje. Uma das grandes diferenças eram o tempo de vida das pessoas da época de Noé. Por exemplo, o avô de Noé Matusalém viveu 969 anos. Noé quando gerou seus filhos já estava na idade de 500 anos.

Segundo a história de Noé, narrada pela Bíblia, ele quase bateu o recorde do seu avô. Com 480 anos foi chamado por Deus para construir a arca. Com 500 anos gerou seus filhos. Com 600 anos Noé enfrentou o dilúvio. Após o dilúvio Noé viveu mais 350 anos. Assim Noé morreu com 950 anos de idade.

Os filhos de Noé

A Bíblia diz que Noé teve três filhos. Os nomes deles eram Sem, Cam e Jafé. Eles nasceram durante a construção da arca. Eles são os pais da nova geração de seres humanos. Os netos de Noé dariam continuidade a história da humanidade. Cada filho de Noé representa um grupo étnico originário.

  • Sem é o pai dos semitas, grupo étnico ao qual Abraão pertence. Consequentemente o povo de Israel é descendente de Sem.
  • Cam dá origem ao grupo étnico de onde se originam os cananitas, principais inimigos dos Israelitas.
  • Jafé segundo a tradição é o pai dos povos que povoaram a Europa. Seguindo essa lógica os filisteus são descendentes de Jafé.

A trajetória de noé se confunde com a história da humanidade. Ele foi escolhido por Deus para manter viva a criação de Deus durante o dilúvio. Foi chamado para um trabalho árduo e difícil que executou com dedicação durante 120 anos. No fim os descendentes de Noé dão origem a nova geração formou a humanidade que você conhece até hoje.

Bíblia Legal

Olá sou Wallace e faço parte da Equipe do Bíblia Legal. Nós temos como foco trazer e compartilhar a palavra de Deus através desse veiculo que só cresce. Espero que goste e que Deus abençoe sua vida.

Siga as Redes