BIBLIA LEGAL

História de Sansão

Quem não conhece Sansão? Qual criança não se fascina com a história de um homem forte e corajoso? Porém você realmente conhece a história de Sansão? Nesse artigo você irá conhecer a verdadeira história de herói bíblico.

Sansão é um herói que faz inveja as histórias da Marvel e DC. Sansão foi tema de filmes, novelas e quadrinhos. É um herói que tinha grandes poderes. Porém como todo grande herói tinha fraquezas e dilemas.

Nesse texto trataremos sobre

  • História de Sansão
  • Cabelo de Sansão
  • História de Sansão e Dalila
  • Morte de Sansão

história-de-sansão-quem-foi

História de Sansão

A história de Sansão é narrada na Bíblia no livro de Juízes capítulos 13 ao 16. Essa história remonta aos tempos em que o povo de Israel estava se organizando como sociedade. Não tinham rei e eram governados por Juízes que tentavam conduzir o povo dentro do propósito divino.

Existem, na história da humanidade, contos que se assemelham a história de Sansão como Gigalmesh dos Sumérios e Hercules dos Gregos. Porém a história de Sansão se destaca pelo fato de que diferente dos outros heróis ele não é um semideus. Sansão é um humano comum. Porém com talentos de dons peculiares.




Nascimento de Sansão

A história de Sansão começa com a submissão do povo de Israel aos filisteus. Deus querendo trazer livramento para o seu povo escolhe um casal para uma missão divina. Manoá e sua esposa são visitados por um anjo e recebem a mensagem de que teriam um filho. Eles são orientados a cuidar desse filho de forma diferenciada, Sansão foi escolhido para ser Nazireu.

A força de Sansão

Sansão nasce como uma criança comum. Vive como israelita comum. Porém ele não era tão comum como parecia. Sansão era dotado de uma grande força derramado pelo próprio Deus. Ele era muito forte. A Bíblia conta que certa vez Sansão cruzou com um Leão e lutou contra ele. Na luta ele pegou o Leão pela boca e o rasgou ao meio. Porém existiam alguns problemas.

Dilemas de Sansão

Sansão nasceu para salvar seu povo da opressão dos filisteus. Porém Sansão teve dificuldades para aceitar o seu chamado. Além disso ele se escolheu como futura esposa uma mulher filisteia. Portanto Sansão inicialmente escolheu negar suas origens e chamado.

O despertar de um herói

Sansão decide se casar com a jovem filisteia. Porém com essa escolha ele sofre sua primeira decepção. Ele lança uma charada na festa de seu casamento. Porém sua esposa o trai para favorecer seus irmãos. Sansão furioso com o que fizeram com ele mata vários filisteus derrubando um muro com as próprias mãos. Depois pega dezenas de raposas e as usa para queimar as plantações dos filisteus.

Cumprindo o chamado

Sansão torna-se Juiz de Israel e começa a cumprir seu chamado. Torna-se um grande libertador. A Bíblia conta que uma vez os filisteus prepararam uma emboscada para matar Sansão. Porém ele com uma “queixada de jumento” matou mil filisteus sozinho. Ele era o herói de Israel e o terror dos filisteus.

Os filisteus sabiam que não teriam como derrotar Sansão em uma luta direta. Por isso prepararam um plano que é de fazer inveja a grandes séries da Netflix. Eles contrataram uma mulher para enganar Sansão e descobrir o segredo de sua força. Eles queriam saber a fraqueza de Sansão.

O cabelo de Sansão

O problema é que Sansão tinha sim um ponto fraco. Como você leu no início do texto, Sansão era Nazireu. Isso significa que Deus colocou algumas condições para que Sansão tivesse seus dons. Como Nazireu ele não podia comer ou beber nada derivado da uva, não podia tocar em morto e não podia cortar um fio de cabelo do copo.

A força de Sansão vinha de um voto de obediência a Deus. Um dos principais símbolos dessa obediência era seus longos cabelos trançados. Portanto se Sansão quebrasse seu voto de nazirado ele perderia sua força e ficaria vulnerável aos ataques dos inimigos.

A história de Sansão e Dalila

Sansão se apaixonou por uma mulher chamada Dalila. Dalila foi convencida pelos inimigos de Sansão a descobrir como amarra-lo e derrota-lo. Dalila assim que teve a oportunidade colocou o plano em ação. Ela pediu que Sansão conta-se seu Segredo.

Disse, pois, Dalila a Sansão: “Conte-me, por favor, de onde vem a sua grande força e como você pode ser amarrado e subjugado”. (Juízes 16.6)

Sansão não conta a verdade. Quando os filisteus tentam atacá-lo ele se solta e derrota o inimigo. Na segunda vez acontece a mesma coisa. Porém na terceira Sansão acaba contando seu segredo. O cabelo de Sansão foi cortado e ele é capturado pelos filisteus. Os soldados inimigos chegam Sansão e o levam preso.

Morte de Sansão

Sansão é ridicularizado e exposto no palácio dos filisteus para diversão. Ele pede para que um moço o leve até as colunas do palácio. Então Sansão pede a Deus mais uma chance de receber forças. Deus concede o pedido de Sansão e ele empurras as colunas colocando todo palácio ao chão. Ele morre junto com toda a corte dos filisteus.

É possível resumir a história de Sansão falando que ele foi um grande herói com um fim trágico. Muitas perguntas surgem envolta da história de Sansão. Porém é inegável que Sansão ainda desperta curiosidade de pessoas a longo dos tempos.

Bíblia Legal

Olá sou Wallace e faço parte da Equipe do Bíblia Legal. Nós temos como foco trazer e compartilhar a palavra de Deus através desse veiculo que só cresce. Espero que goste e que Deus abençoe sua vida.