BIBLIA LEGAL

Quem foi Isaque

Isaque é um nome muito comum no Brasil. Será que a maioria das pessoas sabem qual a real origem desse nome? Sim, É um nome bíblico. Porém qual a história de Isaque? Quem realmente foi Isaque? Qual sua importância na Bíblia? Se você quer conhecer mais sobre esse personagem tão importante da bíblia, continue lendo esse texto.

quem-foi-isaque

Conhecer é a história de Isaque é de essencial importância para que deseja entender a mensagem bíblica que se inicia no Antigo Testamento e vai até o Novo Testamento. Isaque é um personagem que marca o início da história do povo escolhido por Deus.

Nesse texto você irá entender sobre:

  • História de Isaque
  • Isaque na Bíblia
  • Isaque significado do nome
  • Como morreu Isaque

História de Isaque

A história de Isaque está ligada a história do primitiva de Israel. Isaque foi o segundo grande patriarca do povo de Deus. Isaque é filho de Abraão, que foi escolhido por Deus para gerar uma nação escolhida por Deus. Isaque herdou essa promessa de seu pai. Ele viveu sua vida crendo no que Deus havia dito a seu pai e com isso foi o pai da nação escolhida.

Nascimento de Isaque

Isaque foi o filho mais novo de Abraão. Seu nascimento foi um milagre da parte de Deus. Sara a mãe de Isaque estéril (não podia engravidar). Além disso tanto Sara quanto Abraão já eram velhos, e sara já não tinha mais ciclo menstrual. Tudo cooperava para que Sara não tivesse filhos.




Deus envia anjos a Abraão e Sara para anunciar a chegada de um filho. Sara ri do que ouve e os anjos falam que a criança se chamaria Isaque por causa do riso de Sara. Assim Isaque entra na história do povo de Deus. Ele nasce com a promessa de ser o sucessor de seu pai.

Filhos de Isaque

Isaque cresce e casa com Rebeca. Isaque e Rebeca tem filhos gêmeos, Esaú e Jacó. Como Isaque carregava a promessa de seu pai, de que sua descendência seria uma grande nação, seus filhos se tornam os pais de dois grandes povos. Esaú é o pai dos edomitas. Jacó tem seu nome mudado por Deus para Israel e torna-se o pai da nação escolhida por Deus.

Isaque na Bíblia

Isaque é um personagem único. Ele dar continuidade ao projeto de Deus iniciado com seu pai Abraão. Isaque também é o personagem de uma das histórias mais lidas da Bíblia, a do sacrifício do próprio filho. Isso mesmo!

Deus queria provar a fidelidade de Abraão. Então Deus pede a Abraão que sacrifique seu próprio filho. Abraão prepara tudo para o sacrifício e chama Isaque para subir ao monte. Isaque questiona a Abraão a ausência de um cordeiro para o sacrifício. Porém Abraão responde que Deus proverá.

No alto do monte Abraão prepara tudo para o sacrifício e coloca seu filho sobre o altar. Quando ele está perto de sacrificar Isaque, Deus o impedi e providencia um cordeiro para ser colocado no lugar do garoto. Isaque nessa história mostra o quanto ele é obediente a seu pai e que cumpriria seu papel importante no projeto e Deus.

Isaque Significado

O nome de Isaque é peculiar. Esse nome foi dado pelo próprio Deus a esse personagem. Por sua mãe ter rido da profecia dos anjos, o filho de Abraão receberia o nome de Isaque. Isaque significa riso. Verdade! Deus também tem senso de humor, não acha?

Como morreu Isaque

Isaque teve uma morte muito tranquila. Aos cento e oitenta anos ele expirou e morreu. A Bíblia diz que ele morreu bem e com fartura de dias. Uma morte de alguém que viveu sua vida para obedecer a Deus e cumprir o seu chamado.

Isaque é um personagem que tem grande importância na história e cultura judaica. Ele é um dos grandes patriarcas que deram origem a grande nação de Israel. Herdeiro da promessa de Deus, Isaque viveu sua vida para cumprir o projeto de do Senhor em sua vida e na humanidade.

Bíblia Legal

Olá sou Wallace e faço parte da Equipe do Bíblia Legal. Nós temos como foco trazer e compartilhar a palavra de Deus através desse veiculo que só cresce. Espero que goste e que Deus abençoe sua vida.