BIBLIA LEGAL

Quem foi Jesus

Jesus é o nome mais conhecido no mundo ocidental e em parte do mundo oriental. Jesus é mais que um personagem Bíblico. Ele é mais que uma simples figura da história. Religiões surgiram por causa de Jesus. Pessoas experimentaram ao longo de mais de dois mil anos experiências de transformação e esperança por causa da história e vida de Jesus.

Quem foi Jesus - História de Jesus Cristo

Quem é esse que mobilizou dois milênios de história da humanidade e continua presente na mente, cultura, fé e vida de milhares de pessoas. Nesse artigo você irá conhecer:

  • A história de Jesus
  • A História do nascimento de Jesus
  • Como Jesus Morreu
  • E como ele continuou vivo na história

História de Jesus

A história de Jesus impressiona e desperta a curiosidade de diversos tipos de pessoas em todo mundo ao longo dos tempos. Ele é citado e estudado por cristãos e não cristãos. Ghandi, líder do movimento de direitos civis na Índia, que era Hindu citou Jesus em seus discursos. Porém onde está registrada essa história tão fascinante.

Registro da história de Jesus

A história de Jesus está registrada nos quatro primeiros livros do Novo Testamento. Esses livros são chamados de evangelhos e são respectivamente Mateus, Marcos, Lucas e João. Dois desses autores, Mateus e João, foram discípulos de Jesus e portanto viveram com ele. Os outros dois escreveram seus evangelhos a partir de relatos e fontes sobre a história de Jesus.

É possível também encontrar citações sobre Jesus é obras não religiosas como o “Testimonium Flavianum” ou Testemunho de Flávio. Essa obra que foi escrita no mesmo período em que Jesus viveu pelo judeu Flávio Josefo faz referência ao movimento de Jesus de Nazaré.




A história de Jesus não é nenhuma história inventada para fundar uma religião. Existem também vários registros históricos e arqueológicos que apontam para a existência de um líder Judeu chamado Jesus. Nenhum historiador discorda de que a história de Jesus é real e verdadeira. Porém quem foi Jesus?

Vida de Jesus

Jesus foi um rabino judeu que viveu no período em que o império romano dominava grande parte do oriente e Europa. Jesus assim como a maioria dos seus conterrâneos era de família humilde e exercia trabalhos manuais nas áreas de carpintaria e agricultura.

Ele ficou conhecido por ter iniciado um movimento dentro do judaísmo que revolucionou a religiosidade de sua época até os dias de hoje. Aos 30 anos de idade após ser batizado por João batista, Jesus iniciou uma jornada de pregação e ensinamento. Ele reuniu dezenas e discípulos. Jesus ficou conhecido por seus discípulos como o Cristo, ou Messias, que significa Ungido de Deus.

Dos seus discípulos doze se destacaram por serem mais próximos a Jesus. Jesus preparou esses doze discípulos para darem continuidade a sua obra. Um dos motivos do sucesso e polêmica envolta de Jesus estava no fato dele realizar muitos milagres, inclusive ressurreição de mortos.

Outro fato que gerava muita polêmica era o fato de Jesus atacar constantemente os líderes religiosos de seu tempo, os acusando de corrupção e hipocrisia. Entretanto nada causava mais desconforto aos líderes judaicos do que o fato de Jesus se declarar como filho de Deus. E em alguns momentos como sendo o próprio Deus encarnado.

A ideia de Jesus ser a encarnação do ser Divinal é o que gerou tanto transtorno em seu tempo e até hoje. Os historiadores não discordam da existência de Jesus. Todavia do fato dele ser o próprio Deus encarnado isso é motivo de longos debates.

A fato de Jesus ser ou não filho de Deus, um ser divinal em corpo humano não começa em sua trajetória como adulto. Vem desde a história de seu nascimento.

Nascimento de Jesus

O nascimento de Jesus se deu em contexto e situação inusitada. Segundo os registros bíblicos Maria era uma adolescente comprometida com noiva de um jovem carpinteiro da linhagem Davi, chamado José.  Certa noite Maria foi visitada por um anjo que anuncio que ela teria um filho que seria gerado pelo Espírito Santo de Deus.

José quando ficou sabendo da gravidez misteriosa de Maria tentou terminar o noivado. Porém um anjo lhe apareceu e confirmou que o que Maria estava gerando era obra do Espírito Santo. O anjo também revela a José o nome do menino que iria nascer, Jesus. Nesse momento José aceita a incumbência de cuidar desse ser que estava para nascer.

Como Jesus Morreu

Jesus causa admiração em muitas pessoas. Porém ele causava raiva e inveja em muitos poderosos e religiosos. A sua mensagem sobre o Reino, as denúncias contra os líderes religiosos dos Judeus, o fato de se declarar filho de Deus e confirmar essa declaração através dos diversos milagres que realizava, faziam com que Jesus não fosse querido pelos poderosos de seu povo.

A traição de Judas

No período da páscoa, quando Jesus estava com 33 anos de idade, os líderes religiosos tramaram sua morte. Auxiliado por um dos discípulos de Jesus, Judas Iscariotes, eles planejaram uma forma de capturá-lo sem que causasse transtorno com a população que seguia Jesus.

Jesus e seu discípulo resolveram ir para o Getsêmani, logo após cear. No Getsêmani,  Jesus e os discípulos são surpreendidos por soldados e por Judas. Judas identifica Jesus para os soldados com um beijo no rosto.

O julgamento

Jesus foi preso e levado para um tribunal no sinédrio. Neste tribunal ele foi acusado de descumprir as leis de Moisés, incitação à desordem, traição e é claro blasfêmia. Porém os judeus não podiam condenar Jesus à Morte, por isso recorrem a tribunal romano.

Jesus foi levado ao governador da região da palestina, Pilatos. Porém Pilatos ao interrogar Jesus não via motivos para condená-lo. Porém com medo de gerar uma revolta popular dá a oportunidade dos judeus decidirem o destino de Jesus. Ele coloca Jesus e Barrabás e pede que os judeus escolham entres os dois para liberdade ou condenação.

Pilatos vendo que os judeus queriam a condenação de Jesus, lava suas mãos e entrega Jesus a punição romana mais severa.

Tortura, morte e ressurreição.

Jesus é torturado pelos soldados romanos. Ele é espancado e chicoteado. Depois não se dando por satisfeitos os soldados fazem uma coroa de espinhos e a cravam na cabeça de Jesus. Jesus é obrigado a carregar o instrumento de sua morte, a cruz, até o Gólgota, o local de sua execução.

No Gólgota Jesus é pregado em uma cruz de madeira ao lado de dois ladrões. A bíblia relata que o Jesus expressa suas últimas palavras e morre. Os céus escurecem e acontece um grande terremoto. Um soldado fura a costela de Jesus com uma lança para confirmar os seus falecimentos.

Os seus discípulos o sepultam em uma tumba nova doada por um líder judeus conhecido como José de Arimateia. Segundo a fé cristã e os relatos bíblicos morreu na sexta da páscoa e ressuscitou no domingo. Provando que era seu poder divinal sobre a morte e a vida.

A história de Jesus é a história mais importante do mundo ocidental. O nascimento de jesus dividiu o calendário em antes e depois de Cristo. Você sendo cristão ou não tem sua vida influenciada pela história de Jesus. Ele é fonte de fé e esperança para muitos cristãos em todo o mundo a mais de dois mil anos.

Bíblia Legal

Olá sou Wallace e faço parte da Equipe do Bíblia Legal. Nós temos como foco trazer e compartilhar a palavra de Deus através desse veiculo que só cresce. Espero que goste e que Deus abençoe sua vida.