BIBLIA LEGAL

Quem foi Jezabel

Dica Rápida – Quer Entender e Interpretar a Bíblia de Gênesis a Apocalipse para Pregar e Ensinar com Profundidade? então da uma olhadinha nesse material que Presbítero Wallace preparou. → Saiba Mais

Você já ouviu falar sobre quem foi Jezabel? Sabe por que Jezabel é tão famosa na Bíblia? Se você quer continuar conhecendo sobre essa personagem bíblica polêmica, esse texto foi escrito para você.

Jezabel é uma das figuras mais polêmicas que você pode encontrar na narrativa bíblica. Ela não é Israelita, porém entra na história do Povo de Deus de forma controversa. A história de Jezabel serve como alerta, orientação, advertência… Conhecer a história de Jezabel é muito importante para entendermos Deus não pode ser intimidado por ninguém.

Nesse artigo você conhecerá sobre

  • A história de Jezabel
  • A vida de Jezabel
  • Como Morreu Jezabel

quem-foi-jezabel

A História de Jezabel

Jezabel era filha de Etbaal, rei dos sidônios. Ela entra na história bíblica ao casar com o rei de Israel do Norte Acabe. Acabe era um grande político e líder militar, porém não era muito fiel nas questões religiosas (1 Reis 16:30-31). O pai de Jezabel além de rei era um sumo Sacerdote de Baal e ela seguia os passos do pai.

Ela começa uma verdadeira perseguição religiosa em Israel. Ela fica famosa por mandar matar todos os Profetas do Senhor. Jezabel e Acabe trazem para o meio do povo de Deus a adoração a Baal (1 Reis 21:25-26). Para agradar Jezabel, Acabe ergueu um templo para Baal. Isso foi uma grande profanação e desvio em Israel.

Os cultos a Baal eram seguidos de Sacrifícios humanos e orgias sexuais. Entre os rituais existia um que consistia em os sacerdotes e sacerdotisas de Baal terem relações sexuais para agradar a Baal. Segundo essa cultura esse ritual fazia com que Baal trouxesse chuva e fertilidade para o povo. O povo de Israel adorava a Jeová e a Baal ao mesmo tempo (1 Reis 18:21).

A vida de Jezabel

Jezabel foi rainha de Israel entre 874 a 853 antes de Cristo. Ela ficou conhecida por sua maldade e frieza. Ela era esposa de Acabe. Apesar de Acabe ser muito temido militarmente era Jezabel quem o controlava e induzia. Com sua influência ela conseguiu introduzir a adoração a Baal e perseguir os profetas.

Jezabel não consegue matar todos os profetas do Senhor. Entre os profetas que continua vivo destaca-se Elias. Jezabel nutriu grande ódio por Elias. Esse profeta foi enviado por Deus para desafiar a Rainha má e humilhar seu deus. Em alguns momentos na Bíblia Elias é usado por Deus para humilhar Jezabel.

  • Elias é enviado por Deus para não chover em Israel por aproximadamente 3 anos. Baal é considerado o deus da chuva e fertilidade. Porém com a profecia de Elias fica provado que quem tem o poder sobre a chuva é o Deus de Israel.
  • Elias Desafia os profetas de Baal. Elias desafia os profetas para saber quem é o Deus verdadeiro. Nesse desafio o Deus que respondesse com fogo era o verdadeiro. De novo Jezabel e os adoradores de Baal são humilhados. (1 Reis 18:22)
  • Elias profetiza que irá chover novamente. Mas uma vez o Todo Poderoso mostra que só Ele tem o poder sobre a natureza.

Jezabel se esforçou, mas não conseguiu matar Elias, aliás Elias nunca chegou a morrer. Ela continuou seu reinado de maldade até a sua morte horrível.

Como morreu Jezabel

A morte de Jezabel foi uma das mortes mais horríveis da Bíblia. Ela morreu de defenestração (foi arremessada da janela). Jeú foi ungido rei de Israel por Eliseu. Ao entrar na cidade de Jezreel ele vê Jezabel na janela de uma torre. Ele manda que os eunucos joguem Jezabel da janela e eles obedecem. O sangue dela espirrou sobre os cavalos e paredes. A Bíblia ainda diz que alguns cães que passavam por ali devoraram o corpo de Jezabel.

Jezabel foi uma estrangeira que se torna rainha de Israel. Através dela o culto a Baal é oficializado no meio do povo de Deus. Sua vida é marcada por uma extrema maldade e crueldade. Jezabel é o exemplo vivo de que não se pode desafiar ao Deus Todo Poderoso e sair impune. O fim de Jezabel foi um reflexo de sua vida cruel.

Bíblia Legal

Olá sou Wallace e faço parte da Equipe do Bíblia Legal. Nós temos como foco trazer e compartilhar a palavra de Deus através desse veiculo que só cresce. Espero que goste e que Deus abençoe sua vida.