BIBLIA LEGAL

Quem foi Josué

Josué era espião, aprendiz de Moisés, temente a Deus, grande guerreiro, líder destemido, amigo… Você conhece a história de Josué? Todas essas qualidades são qualidades que fazem parte da trajetória de vida de um personagem icônico da Bíblia.

Josué é o personagem central da história de transição de duas fases da história de Israel. Do período de escravidão e a formação de uma nação independente. Portanto conhecer a história de Josué é de extrema importância para quem quer aprender mais sobre a história do povo de Deus e sobre a Bíblia.

Nesse artigo você aprenderá sobre:

  • A história de Josué
  • Josué e Calebe
  • Quem foi o sucessor de Josué

quem-foi-josué

História de Josué

A história de Josué é narrada na Bíblia no antigo testamento. Apesar de existir o livro de Josué na Bíblia, a história desse grande líder hebreu começa no livro de Êxodo. Várias coisas tornam a história de Josué grandiosa. Ele foi substituto de Moisés e um grande Líder de Israel. Porém o que mais se destaca é sua fidelidade a Deus e a Moisés.

Josué era filho de Num, da Tribo de Efraim, portanto descendente de José do Egito. Josué se chamava Oséias, porém quando começou a ajudar Moisés teve seu nome trocado para Josué. Uma diferença muito simbólica e importante. Oséias significa “salvação”, Josué significa “aquele que traz a salvação”. Josué é o nome hebraico de Jesus.




Josué se destacou por diversas vezes estar ao lado de Moisés e por ser obediente ao profeta e a Deus. Ele Caminhou durante quarenta anos no deserto junto com o povo de Israel. Quando Moisés morreu ele assumiu como líder do povo. Foi um dos únicos da primeira geração de hebreus que entrou na terra prometida.

Ele teve a difícil missão de conquistar a terra prometida e derrotar os povos que se colocassem contra esse objetivo. Ele enfrentou os temidos exércitos de gigantes e nações que tinham grandes tecnologias de guerra. Assim como Moisés também foi usado para abrir as águas de um rio ao meio, rio Jordão.

“Era o tempo da colheita, e as águas do rio haviam coberto as margens. Foi nessa ocasião que o povo saiu do acampamento para atravessar o Jordão. Os sacerdotes iam na frente, levando a arca da aliança. Quando chegaram ao Jordão e puseram os pés dentro da água, ela parou de correr e ficou amontoada na parte de cima do rio até Adã, cidade que fica ao lado de Sartã. Na parte de baixo, o rio secou completamente até o mar Morto. Então o povo passou para o outro lado, perto de Jericó. Enquanto os israelitas atravessaram, pisando terra seca, os sacerdotes que levavam a arca ficaram parados no seco, no meio do rio Jordão. E ficaram ali até que todo o povo acabou de passar.”   (Josué 3.14-17)

Josué também protagonizou também outro evento milagroso. Ao enfrentar a cidade de Jericó ele deparou-se com uma enorme muralha que protegia a cidade. Então Deus o orientou a dar sete voltas nas muralhas e no final da última volta tocasse bem alto as trombetas. A muralhas sucumbiram, afundaram, caíram por terra.

Porém Josué não estava sozinho.

Josué e Calebe

Como você leu Josué foi um dos hebreus da primeira geração do deserto que Deus permitiu entrar na terra prometida. O outro foi seu braço direito e amigo Calebe. Calebe tornou-se um dos líderes da tribo de Judá. Ele era um grande guerreira e se duvidar até mais corajoso que Josué.

Josué e Calebe foram dois dos doze jovens escolhidos por Moisés para espiar a terra que Deus havia prometido. OS doze espias quando retornaram da missão trouxeram estavam desanimados.  Dez dos espias consideram impossível derrotar os gigantes que habitavam a terra. O povo revoltado voltou-se contra Moisés para atacá-lo.

Em Cades-Barnéia Calebe se ergueu-se em defesa de Moisés. Josué logo se colocou ao lado do amigo. Os dois sozinhos estavam dispostos a enfrentar todos os guerreiros de Israel que tentassem pôr as mãos em Moisés. Calebe faz um discurso sobre confiar nas promessas de Deus.

Quem foi o sucessor de Josué

Depois de conquistar grande parte do território prometido por Deus, Josué deixou seu cargo de Líder político-militar do povo e passou para um sucessor. Porém o sucessor de Josué precisava ser alguém de confiança e corajoso. O escolhido foi nada mais nada menos que o genro de Calebe, Otniel.

Otniel ficou conhecido por derrotar um gigante muito temido na região. Com essa proeza ele conquistou o direito de se casar com a filha de Calebe. Seu ato de coragem também o qualificou para dar continuidade ao trabalho que vinha sendo realizado por Josué ao longo dos anos.

Josué foi um grande líder. Um guerreiro e inconfundível. Ao lado de seu amigo Calebe foi fiel a Deus e ao profeta Moisés. Lutaram fielmente e conquistaram a terra prometida para o povo de Israel. A história de Josué é tão inspiradora que o livro de Josué ocupa um lugar no cânon do Antigo Testamento.

Bíblia Legal

Olá sou Wallace e faço parte da Equipe do Bíblia Legal. Nós temos como foco trazer e compartilhar a palavra de Deus através desse veiculo que só cresce. Espero que goste e que Deus abençoe sua vida.