BIBLIA LEGAL

Quem foi o apóstolo Paulo

Não existe um cristão que não tenha ouvido sobre apóstolo Paulo. Ele é um dos autores bíblicos com maior repercussão nas pregações e construções teológicas. É impossível pensar em novo testamento sem pensar em Paulo, dos 27 livros presentes nessa parte da Bíblia, trezes são indicadas como autoria do apóstolo.

Entender quem é o apóstolo Paulo, sua história, vida e teologia é conhecer as bases do pensamento cristão. A igreja primitiva e a igreja contemporânea devem a Paulo a maior parte de suas doutrinas e formas de compreender a vida cristã. 

Nesse artigo você lerá sobre:

  • A história do apóstolo Paulo
  • A vida do apóstolo Paulo
  • A morte do apóstolo Paulo
  • A teologia do apóstolo Paulo

historia-do-apostolo-paulo

História do apóstolo Paulo

A primeira coisa que você precisa saber sobre o apóstolo Paulo é que seu nome originalmente era Saulo. Saulo é um judeu de uma linha bem ortodoxa do farisaísmo. Foi aluno de Gamaliel, porém diferente de seu mentor, ele era conhecido por sua perseguição aos cristãos. Paulo também tinha cidadania romana, o que foi um grande diferencial em seu ministério.

Saulo e estevão

Antes de Saulo ficar conhecido como o famoso apóstolo Paulo ele protagonizou alguns episódios de manifestação de ódio contra os cristãos. Um dos mais marcantes está registrado no livro de Atos 6. Os apóstolos haviam separado homens cheios de fé para que servissem e auxiliassem no ministério. Estevão era um desses homens e usado por Deus começou a manifestar sinais e prodígios. 




Estevão foi perseguido e algumas pessoas foram subornadas para levantar falso testemunho. Ele foi acusado de blasfemo. Isso despertou grande ira e Estevão foi condenado ao apedrejamento. Saulo foi um participante passivo dessa história, pois guardou as túnicas dos homens que apedrejaram o jovem diácono.

Perseguição dos cristãos

Depois de consentir com a morte de Estevão, Saulo iniciou uma perseguição contra os cristãos de Jerusalém. Os cristãos fugindo da impetuosidade de Saulo se dispersaram por várias cidades da região. Saulo era conhecido por invadir as casas e prender vários cristãos. Porém os cristão que se dispersaram continuavam pregando e anunciando a palavra de Deus. 

A conversão do apóstolo Paulo 

Saulo transpirava ódio contra os cristãos. Ele pediu ao sumo sacerdote cartas para perseguir os cristãos que fugiram. Em uma de suas perseguições a caminho de Damasco, Saulo foi derrubado do seu cavalo por uma luz. Dessa luz ele ouviu a voz de Cristo o confrontando. Saulo ficou cego depois da experiência e foi orientado por Cristo para aguardar em Damasco por um homem chamado Ananias.

Quando Ananias chega a Saulo, Deus o usa para curar as vistas do futuro apóstolo. Depois disso Saulo se converteu  e foi batizado. Sua conversão causou muito alvoroço que o apóstolo Paulo teve que fugir escondido em um cesto pelos muros de Damasco. A partir desse dia o perseguidor passou a ser perseguido. 

Saulo torna-se o apóstolo Paulo

Após a conversão, Saulo procurou Pedro e os apóstolos, porém muitos dos cristãos e dos apóstolos tinham medo de tudo não passar de uma armadilha. Por isso a aceitação de Saulo na comunidade cristã foi bem turbulenta. Paulo encontrou apoio principalmente de um cristão muito respeitado na comunidade cristã, Barnabé.

Saulo e Barnabé foram enviados para ensinar a Palavra de Deus para os gentios convertidos de Antioquia. Nesse momento Saulo também começa a ser conhecido como Paulo, que significa pequeno. O apóstolo Paulo começa o seu ministério em Antioquia orientado por Barnabé e logo começa as suas famosas viagens missionárias. 

Vida do apóstolo Paulo

Como você percebeu a história do apóstolo Paulo é marcada por uma grande reviravolta. Depois da sua conversão e transformação de Saulo para Paulo, o apóstolo dos gentios dedicou toda sua vida a pregar o evangelho para várias pessoas em diversas regiões do mundo.

Ao todo Paulo fez 3 viagens missionárias e fundou diversas igrejas em diversas localidades. Seu trabalho apostólico é mais conhecido do que dos demais apóstolos e sua atuação missionária foi essencial para que o evangelho fosse pregado em regiões. Por ser cidadão romano Paulo tinha acesso a lugares que um judeu comum não teria.

Além de suas viagens, o apóstolo Paulo também é conhecido por suas epístolas. Essas epístolas eram cartas enviadas para as igrejas fundadas por ele e para alguns de seus discípulos como Timóteo e Tito. Nessas cartas o apóstolo Paulo escreveu sobre diversos temas cristãos e seus escritos foram usados como parâmetros para várias doutrinas do cristianismo.

Morte do apóstolo Paulo

Depois de muito tempo de sua vida dedicado ao Reino o apóstolo Paulo foi preso acusado de desrespeitar as tradições judaicas e crimes contra o império romano. Porém, por ser um cidadão romano o apóstolo Paulo foi levado para ser julgado em Roma. Nessa ocasião Paulo foi usado por Deus para evangelizar os romanos e escrever suas últimas cartas. 

Nos meados dos anos 60 depois de Cristo o apóstolo Paulo foi condenado à morte. Ele foi morto por decapitação na cidade de Roma. Perto do período de sua execução, o apóstolo Paulo escreveu texto reforçando a importância da jordana cristã o do sentido de seu ministério.

Teologia do apóstolo Paulo

A teologia construída nos escritos paulinos é muito rica e aborda diversos temas caros à fé cristã. Ele fala sobre

  • Dons espirituais, 
  • Ministérios, 
  • Organização da igreja,
  • Relacionamento,
  • Conversão,
  • Salvação,
  • Batismo,
  • Pecado…

Porém o tema mais recorrente e que tem um peso muito grande em tudo que Paulo pregou e ensinou é o da justificação e da graça. Basicamente toda epístola aos Romanos fala desse assunto. Paulo ensina que não somos salvos por méritos e nada que façamos nos justifica diante de Deus. A única forma de alcançar a justificação e salvação é aceitando a graça derramada na Cruz do Calvário.

Paulo é a figura mais influente da e da teologia cristã. De perseguidor a perseguido. De Saulo para Paulo. De judeu religioso radical para apóstolo dos gentios. A vida do apóstolo Paulo é marcada por mudanças radicais. Você pode perceber que uma das grandes lições que se pode aprender com a história desse ilustre personagem Bíblico é a de que Deus transforma vidas.

Bíblia Legal

Olá sou Wallace e faço parte da Equipe do Bíblia Legal. Nós temos como foco trazer e compartilhar a palavra de Deus através desse veiculo que só cresce. Espero que goste e que Deus abençoe sua vida.