BIBLIA LEGAL

Quem foi Samuel

Dica Rápida – Quer Entender e Interpretar a Bíblia de Gênesis a Apocalipse para Pregar e Ensinar com Profundidade? então da uma olhadinha nesse material que Presbítero Wallace preparou. → Saiba Mais

Você já deve ter ouvido falar de Samuel. Você sabe quem realmente foi Samuel? Sabe qual a importância dele na Bíblia? Ele é um personagem de extrema importância nas Sagradas escrituras. Se você deseja conhecer mais sobre quem foi Samuel, este texto foi escrito para você.

quem-foi-samuel

Samuel é um personagem Bíblico muito especial. Ele teve um papel importante na história de Israel. Qualquer estudante ou leitor da Bíblia já conheceu sua história. Saber quem foi Samuel é algo essencial para quem deseja entender o surgimento do movimento profético e a monarquia no meio do povo de Deus.

Nesse artigo você irá conhecer:

  • História de Samuel
  • Samuel e a monarquia
  • Como morreu Samuel

Continue lendo e aprenda mais sobre a vida desse grande servo de Deus.

História de Samuel

Samuel é uma figura peculiar dentro do texto Bíblico. A história de Samuel já inicia de forma curiosa. Ele foi fruto de uma ação milagrosa. Sua mãe Ana era estéril (não podia ter filhos). Como era costume em Israel, o pai de Samuel tinha outra esposa que lhe gerava muitos filhos.  Ana ficava muito angustiada com essa situação (I Samuel 1.1-2).

O pai de Samuel, Elncana, declarava sempre seu amor por Ana (I Samuel 1.5). Porém a outra esposa de seu marido provocava Ana por ela não ter filhos (I Samuel 1.6). Então ela pede a Deus um filho. Em agradecimento Ana promete entrega esse filho ao serviço do templo caso Deus concedesse seu pedido. Deus abre o ventre de Ana e ele tem seu primeiro filho Samuel (I Samuel 1.10-11)

Samuel no Templo

Quando Samuel estava com a idade de aproximadamente 4 a 6 anos, sua mãe o entregou no Templo para ser consagrado ao serviço sacerdotal (I Samuel 2.11). Samuel ficou aos cuidados do Sacerdote Eli. Quando Samuel tinha aproximadamente 12 anos de idade recebeu um chamado de Deus (I Samuel 3)

A Bíblia conta que ele ouviu uma voz na madrugada e correu até Eli achando que ele queria algo. Na terceira vez Eli entendeu que era um chamado de Deus e o sacerdote orientou o Jovem Samuel a atender ao chamado do Senhor.

A partir do seu chamado sobrenatural Samuel se destaca no serviço a Deus. Ele torna-se o sucessor de Eli. O povo de Israel passou a reconhecê-lo como um grande profeta e Juiz escolhido por Deus (I Samuel 7.15; 9.6)

Os filhos de Samuel

Samuel era um homem temente a Deus. O povo de Israel o respeitava muito. Porém os filhos de Samuel não seguiram o mesmo exemplo do pai. Samuel, depois de velho, colocou seus filhos como juízes de Israel. Porém eles eram corruptos. Eles não respeitavam nem a Deus   nem o povo (I Samuel 8.3).

Samuel e a monarquia

O povo de Israel não via o comportamento dos filhos de Samuel com bons olhos. Então os líderes das tribos procuraram a Samuel. Eles propuseram a instauração de uma monarquia, seguindo assim o costume dos povos vizinhos. Mesmo relutante Samuel colocou isso diante de Deus. Seguindo as orientações do Senhor, Samuel consagrou o primeiro Rei de Israel, Saul (I Samuel 8.6-22; 10.1).

Samuel unge Davi

Saul foi ungido por Deus através da vida de Samuel. Porém mesmo sendo advertido por Samuel de suas decisões ruins, Saul desagradou ao Senhor. Então Deus ordena que Samuel consagre um novo rei para Israel.

Samuel, sob a orientação de Deus, vai buscar um novo em Belém na família de um homem chamado Jesse (descendente de Rute e Boaz). Samuel convida Jessé e seus filhos para participarem de um sacrifício a Deus. Diante dos filhos de Jessé Samuel procura o novo rei. Deus o direciona até o filho mais novo de Jessé, Davi (I Samuel 16).

Samuel ungiu Davi como escolhido de Deus diante de seus irmãos e familiares. A partir daquele momento dá-se início a dinastia monárquica mais famosa e importante de Israel.

Como morreu Samuel

Samuel já era bem velho quando ungiu a Saul. Mesmo na velhice Samuel ainda consegue proteger Davi de Saul que queria matar o jovem escolhido por Deus (I Samuel 19.18-24). Samuel morre em sua velhice. Toda a nação de Israel se reúne para lamentar a morte desse grande homem de Deus.

Samuel começou a servir a Deus desde criança. Samuel se torna uma personagem importante religiosamente, politicamente e espiritualmente para o povo de Israel. Ele marca o fim do período dos juízes e o início da era dos reis em Israel. Ele também é o sacerdote responsável por ungi a Davi como rei, de onde viria o filho de Deus, Jesus Cristo.

Bíblia Legal

Olá sou Wallace e faço parte da Equipe do Bíblia Legal. Nós temos como foco trazer e compartilhar a palavra de Deus através desse veiculo que só cresce. Espero que goste e que Deus abençoe sua vida.