BIBLIA LEGAL

Salmos

Quem nunca leu salmos? É muito comum em algumas casas de cristãos evangélicos e católicos encontrar uma Bíblia aberta no Salmo 91 ou Salmo 23. É difícil encontrar um pregador ou pastor com algum tempo de ministério que nunca tenha ministrado em pelo menos um Salmo.

Os salmos da Bíblia são um dos maiores acervos de poesias religiosas que se tem acesso. Eles são recitados em aniversários, reuniões de trabalho, cultos ou em orações domésticas. É muito popular entre cristãos e não cristãos.

salmos-da-bíblia

Salmos da bíblia

Confira abaixo todos os Salmos da bíblia, separamos por capítulos para você ler e entender um pouco mais sobre cada um deles, dentro de cada capítulo colocamos todos os versículos bíblicos.

Porém o que são os Salmos? Quem os escreveu o Livro de salmos? Sobre o que os Salmos falam? Nesse texto você irá conhecer mais sobre um dos livros da Bíblia mais conhecido e lido no mundo. Continue lendo e se aprofunde nos Segredos do Livro de Salmos.

O que são os Salmos?

Os salmos são um conjunto de textos que foram escritos para servirem como músicas ou cânticos religiosos. Em outras palavras os Salmos são hinos escritos pelos Hebreus para serem entoados em cerimônias religiosas e cultos. Os salmos compõem um dos maiores livros da Bíblia, o Livro de Salmos. Esse livro contém 150 Salmos que foram escritos em diferentes momentos e contextos do povo de Israel.




Quem escreveu o Livro de Salmos?

O livro de Salmos não foi escrito em um único período e nem por um único autor. Para ficar mais fácil a compreensão, basta entendê-lo como os hinários cristãos (Harpa Cristã, Cantor Cristão, HCC…). É um uma coletânea de canções escritas em vários períodos da história do Povo de Deus.  É certo que grande parte dos Salmos da Bíblia foram escritos por Davi. Mais é possível encontrar Salmos Escritos por Asafe, Moisés e outros autores.

Qual o tema dos Salmos da Bíblia?

Os Salmos, como os autores, não possuem um tema único tema. Alguns Salmos foram escritos como cânticos pedagógicos com a finalidade de lembrar o povo de sua história e dos feitos de Deus. Outros Salmos foram Escritos de como orações a Deus. Tem salmos que para Louvor e Adoração a Deus por Suas grandeza e poder. Há ainda Salmos de arrependimento ou lamentações onde o autor se humilha diante do Senhor.

Igual aos louvores hoje, os Salmos exercem diversas funções e tratam dos mais variados temas. E são uma fonte de inspiração para quem lê e medita neles. A estudiosos da Bíblia que chegam a dizer que nos Salmos você pode encontrar referências a quase todos os temas que estão presentes em toda a Bíblia.

Peculiaridades dos Salmos

Os Salmos são canções. Porém não se sabe ao certo como eles eram cantados. Não existem partituras ou tablaturas que indiquem o ritmo ou métrica que se utilizava para entoar as canções religiosas. O que se sabe é a a estrutura de música dos Salmos não é a mesma estrutura que conhecemos. Entretanto isso não impede que os músicos cristãos musicalizem esses textos bíblicos para serem cantados nos dias atuais.

Os Salmos são muito populares entre cristãos e não cristãos. Eles são recitados em diversas situações e lugares. Eram canções que foram escritas por diversos autores e falavam sobre diversos temas. Fonte de inspirações para pregações, orações e músicas os Salmos ainda são uma expressão da espiritualidade em versos.