Skip to content

Versículos Bíblicos

versículos-bíblicos

Você já leu ou lê a Bíblia? Gosta de tirar versículos da Bíblia para ter sempre uma mensagem para o dia ou semana? Já usou uma caixinha de promessa? Já imaginou ler uma Bíblia que não tivesse dividia em versículos? Os versículos são tão comuns para quem tem contato com a Bíblia que é quase impossível imaginar as escrituras sem eles.

Os Versículos da Bíblia são um sistema numérico criado para localizar e identificar as diversas mensagens contidas na Palavra de Deus. Os Versículos Bíblicos possuem citações, mensagens e orientações para diversas situações da vida. Muitas pessoas buscam nos Versículos da Bíblia uma direção para a vida ou uma motivação para enfrentar os problemas cotidianos.

Você saber qual o maior versículo da Bíblia? E o menor? Você sabe por que a Bíblia foi dividida em Versículos? Sabe para que servem os versículos Bíblicos? Nesse texto você vai encontrar algumas curiosidades, origem e utilidade dos Versículos Bíblicos.

  • Origem dos Versículos Bíblicos
  • Utilidade dos versículos da Bíblia
  • Curiosidades sobre os Versículos Bíblicos

Continue lendo e descubra mais sobre os versículos.

Origem dos Versículos Bíblicos

A Bíblia originalmente não era dividida em capítulos e versículos. Ela era dividida somente em livros e categorias. Ao longo dos tempos muitos estudiosos da Bíblia buscaram uma forma de organizar o texto bíblico. O objetivo era localizar com maior facilidade as citações e trechos específicos da Bíblia Sagrada.

Origem dos Versículos Bíblicos

No século 13 um clérigo inglês, chamado Stephen Langton, criou a divisão em capítulos que usamos até hoje. Antes dele não existia uma divisão padrão. Isso dava muita confusão, pois quando estudantes da Bíblia de diferentes lugares comparavam as citações estudadas ficavam perdidos. Langton criou um sistema de capítulos que foi muito bem aceito entre os eruditos da Bíblia. Esse é o sistema que é usado nas Bíblias até hoje.

Depois de 300 anos da divisão de capítulos de Langton, outro problema atormentava os estudiosos e leitores da Bíblia. Mesmo com uma divisão universal em capítulos ficava difícil encontrar textos e citações específicas com rapidez. Em uma palestra ou pregação por exemplo quando se fazia uma referência ao texto da Bíblia os ouvintes ficavam perdidos ao tentarem acompanhar em suas Bíblias.

O erudito francês Robert Estienne resolveu o grande dilema da organização da Bíblia desenvolvendo um sistema de Versículos Bíblicos. Ele se baseou em um sistema que já era usado na Bíblia hebraica. Na Bíblia hebraica os texto e parágrafos eram subdivididos em um sistema numérico. Ele aplica esse sistema aos capítulos organizados por Langton e desenvolve um sistema numérico para identificar partes do capítulo. Esse sistema são os Versículos da Bíblia que você usa hoje.

Em que essa mudança da organização da Palavra de Deus em Versículos Bíblicos mudou a forma que se lê a Bíblia Sagrada?

Utilidade dos Versículos da Bíblia

A divisão das Escrituras em versículos Bíblicos mudou muito o jeito que se lê e se estuda a Palavra de Deus. Desde a criação dos versículos no século 16 até hoje muitas formas de se utilizar os versículos foram surgindo. Talvez você conheça algumas dessas utilidades dos versículos.

Versículo do dia

Uma das utilidades mais populares hoje dos Versículos Bíblicos é do Versículo do Dia. Cristãos e não cristãos buscam nos versículos da Bíblia palavras de esperança, motivação, aconselhamento, orientação, consolo… Então muitas pessoas têm o hábito de ler diariamente um ou alguns versículos que sirva de alimento espiritual e emocional.

As pessoas procuram na Bíblia, em livros de Pão diário, Caixinha de promessas, em aplicativos no celular e até na internet. Os Versículos Bíblicos são lidos por diversos meios. Não importa como o versículo chega, o importante é que ele ajuda inúmeras pessoas que precisam ser fortalecidas no cotidiano.

Plano de Leitura da Bíblia

Os Versículos Bíblicos são também de grande utilidade para quem quer seguir um plano de leitura da Bíblia. Pode ser anual, semanal, mensal ou diário, os versículos são uma ótima forma de se organizar para fazer uma leitura dinâmica e sistematizada.

Olha como a divisão das escrituras em Versículos Bíblicos é de grande auxílio! Agora conheça algumas curiosidades ligadas aos versículos da Bíblia.

Curiosidade sobre os Versículos da Bíblia

Os versículos da Bíblia são realmente uma das grandes mudanças na forma como as pessoas leem as palavras de Deus. Os versículos Bíblico não são divididos baseados nos parágrafos do capítulo. Quando Você lê a Bíblia percebe quem em um parágrafo pode ter mais de um versículo e um versículo mais de um parágrafo. Provavelmente o critério utilizado foi de sentido ou conteúdo.

Essa forma de dividir os Versículos Bíblicos gera algumas curiosidades em relação ao tamanho desses versículos. Eles não têm o mesmo tamanho nem a mesma quantidade de palavras ou letras. Algumas características dos versículos muda dependendo da versão ou tradução. Por isso é intrigante quando você tenta descobrir coisas como:

O menor Versículo da Bíblia

Em algumas versões da Bíblia o menor versículo é Êxodo 20:13: “Não matarás” que tem 10 letras. Porém na versão João Ferreira de Almeida Revista e Atualizada é possível encontrar o texto de Jó 3:2 com 7 letras: “Disse Jó.

O maior Versículo da Bíblia

Geralmente quando se faz essa pergunta a resposta é Ester 8.9 que tem 414 letras em algumas versões.

Você pode perceber como os versículos Bíblicos mudam a forma como as pessoas se relacionam com a Bíblia. Foram criados para facilitar os estudos da Bíblia. Os versículos da Bíblia servem como referências de Estudos, mensagens para o dia-a-dia e como forma de controlar o ritmo da leitura.

Versículos Bíblicos

Aqui no Bíblia Legal separamos os Versículos bíblicos por tópicos, abaixo vamos deixar uma lista completa para você curtir e compartilhar com os amigos e ser abençoado.